Até os 6 meses de idade, a recomendação do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de que o bebê mame exclusivamente no peito. Mesmo se o seu bebê não mamar no peito, a recomendação continua sendo a de introduzir alimentos apenas aos 6 meses de idade, pois antes disso o sistema digestivo do bebê ainda é muito imaturo e ele não consegue sentar e firmar a cabeça adequadamente.
Chegando aos sexto mês, veja algumas recomendações para a introdução de sólidos:
- Jamais bata a papinha no liquidificador. Cozinhe bem os alimentos e esmague com um garfo. No início você irá esmagar bem esmagadinho, e aos poucos vá deixando pedacinhos para estimular a mastigação.
- Não ofereça leite logo após o almoço ou jantar, pois o cálcio dificulta a absorção do ferro. Espere pelo menos 1 hora.
- Ofereça 1 legume ou fruta de cada vez, assim você saberá se o bebê tem alguma reação aquele alimento, como cólicas, diarréia ou alergias. Por exemplo, dê purê de cenoura por 3 dias seguidos. Depois, purê de batata por 3 dias seguidos. Se o bebê reagiu bem aos 2 alimentos você pode começar a misturar cenoura com batata e assim por diante...
- Lembre-se: até 1 ano de idade a comida é o complemento do leite, e não o contrário!
- Até 1 ano o bebê não pode comer mel, pois este pode conter uma bactéria causadora de botulismo.
- Não coloque açúcar no suco do bebê.
- Em hipótese alguma dê refrigerante ao bebê.
- Procure oferecer sucos, água e chás em copinhos de transição ao invés da mamadeira.
- Comece a introdução de sólidos com uma fruta pela manhã. Faça isso por 1 semana e só então comece com a papa salgada na hora do almoço. Em seguida, adicione outra papa de fruta a tarde, e por último entra o jantar. Alguns pediatras indicam que se inicie a fruta a tarde antes de começar com o almoço.
- A papinha do bebê deve ser feita com nenhum ou pouquíssimo sal!
- Cozinhe os legumes no vapor ou em pouca água para evitar a perda de nutrientes.
- Jamais, nunca, em hipótese alguma coloque caldo de carne ou galinha artificiais na comida do bebê! Esses caldos (geralmente em cubinhos) contém uma quantidade absurda de sódio.
- Tempere a papinha com temperos naturais: ervas frescas, cebola e alho.
- Se você for vegetariana converse com o pediatra ou uma nutricionista sobre alternativas adequadas pro bebê.